terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Novo curta estrelado por OSWALD, O COELHO SORTUDO

A Disney Japão lançou neste Natal um novo curta/cartão de Natal estrelado por um dos meus personagens favoritos, o filho primogênito de Walt: Oswald, o Coelho Sortudo (Oswald, the Lucky Rabbit)! Muito bacana.


Feliz Ano Novo!

domingo, 29 de dezembro de 2013

FROZEN - UMA AVENTURA CONGELANTE



Ontem eu tive a oportunidade de assistir a pré-estreia do mais novo filme da Disney, Frozen (No Brasil, Frozen: Uma Aventura Congelante, porque nosso país adora esses subtítulos superlegais), o 53 º filme de animação do Walt Disney Animation Studios. Livremente baseado no conto A Rainha da Neve de Hans Christian Andersen (o mesmo autor da história original A Pequena Sereia, que por acaso é meu filme Disney favorito de todos os tempos), dirigido por Chris Buck e Jennifer Lee e estrelado em sua versão original por uma série de atores talentosos como Kristen Bell, Idina Menzel, Josh Gad, Jonathan Groff, Alan Tudyk e muitos outros, e com músicas de Christophe Beck, e letras do casal Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez.

Assim que o filme acabou, meu primeiro pensamento foi que este é possivelmente meu filme favorito da Disney desde a “Disney Renaissance” (ou Renascimento Disney, em português, a forma como os fãs chamam a brilhante segunda fase de ouro da animação Disney nos cinemas, que começou com A Pequena Sereia em 1989 e terminou com Tarzan em 1999). Fui surpreendido pela excelente história, as inteligentes alterações ao conto original, os personagens carismáticos e cativantes, a animação maravilhosa e a espetacular trilha sonora.



O grande triunfo de Frozen foi trazer de volta aquele estilo Broadway que foi consagrado em longas Disney com músicas da genial e talentosíssima dupla Howard Ashman e Alan Menken, a dupla que nos brindou com A Pequena Sereia, A Bela e A Fera e Aladdin (a trilogia que possui as melhores trilhas sonoras de todos os filmes Disney em minha opinião). Esse estilo se encaixa tão bem com filmes Disney, que o resultado é magia pura. Desde a morte de Ashman, eu não presenciava um filme Disney tão “Broadway” quanto Frozen! Com certeza não seria forçar a barra imaginar que um dia essa história poderia ser tranquilamente adaptada para a Broadway como já aconteceu com A Bela e a Fera, o Rei Leão, a Pequena Sereia, etc. Christophe Beck, de quem eu já sou um grande fã desde que ele criou o tema principal do seriado Buffy A Caça-Vampiros, está cada vez mais mostrando que combina perfeitamente com o estilo Disney. Seu trabalho com o curta vencedor do Oscar Paperman, e com o mágico filme Os Muppets de 2011, que ressuscitou a querida franquia criada por Jim Henson, já havia me impressionado, mas mais uma vez ele me surpreendeu. Somado ao talento de astros como a sempre adorável Kristen Bell (Veronica Mars) e a magnífica Idina Menzel (de Wicked e Encantada) como Elsa, a Rainha da Neve, o resultado é excepcional.



Outro aspecto genial do filme são seus personagens. O conto de fadas A Rainha da Neve está na mira da Disney para ser adaptado à décadas. Muitos tentaram, incluindo o próprio Walt, mas falharam, especialmente porque Elsa, a personagem título e uma vilã no original, mostrava-se extremamente difícil de adaptar. Os criadores de Frozen, Chris Buck e Jennifer Lee resolveram o problema tornando Elsa e Anna (baseada em Gerda, a protagonista do conto de Andersen) irmãs, uma solução genial que resultou em uma emocionante história sobre o amor entre irmãs; e ainda nos brindou com duas das melhores, mais feministas, pró-ativas e independentes, Princesas Disney de todos os tempos! Anna é divertida e atrapalhada, mas também é muito forte, independente e determinada. Sua jornada e o relacionamento com a irmã é absolutamente fascinante. Elsa, provavelmente minha personagem favorita no filme, é séria, complexa, sombria e poderosa. Sua história é sobre aceitar quem você é de verdade, e abraçar seus talentos naturais. A Disney acertou em cheio na caracterização de ambas e nos deu um filme maravilhoso sobre o amor entre irmãs.



Todos os outros personagens são igualmente bem caracterizados. Ambos Kristoff e Hans, os protagonistas masculinos, são personagens interessantes e muito mais do que aparentam, ambos irão surpreender a audiência de formas distintas. Sven, a rena, é um dos mais carismáticos personagens mudos desde Dumbo e Olaf é um personagem destinado ao panteão de grandes personagens cômicos da Disney. Também destaco o hilário Duque de Weselton, magnificamente interpretado por Alan Tudyk, de quem eu sou um grande fã graças à seu trabalho com o diretor Joss Whedon em obras como Firefly, Serenity e Dollhouse.



Visualmente, o filme também triunfa absolutamente. Os animadores criaram um realismo absurdo para o gelo e a neve. O palácio de gelo da Elsa é de tirar o fôlego!



Minha única e pequena reclamação é o título do filme. Pessoalmente eu gostaria que fosse chamado de A Rainha da Neve mesmo, mas assim como Rapunzel virou Enrolados, a mudança foi feita para atrair uma porção maior do público masculino, principalmente por causa do fracasso comercial de (na minha opinião, também excelente) A Princesa e o Sapo. Na cabeça dos publicitários isso aconteceu por ter “Princesa” no título, então os pais não levavam os filhos machos para assistir. Então temos Frozen e Tangled no lugar de Rainha da Neve e Rapunzel. Bah! Ainda bem que em 1989 não era assim, ou meu filme favorito seria “Empraiados” no lugar de A Pequena Sereia.



De qualquer forma, Frozen é uma belíssima, emocionante e magnífica aquisição ao panteão de filmes Disney. É, na minha opinião, o melhor musical da Disney desde a morte de Howard Ashman, o responsável por mesclar os estilos Disney e Broadway. Frozen leva essa fórmula à um novo patamar e, assim como em A Pequena Sereia, atualiza um amado conto de Hans Christian Andersen para toda uma nova geração. Não tenho a menor dúvida que Howard Ashman ficaria orgulhoso.


Frozen - 10/10.
Bem vindos!


Olá! Meu nome é Erick, e criei esse blog para falar de uma das minhas grandes paixões, esse universo mágico criado por Wat Disney. Mais tarde crio um post de apresentação mais elaborado. Por enquanto, adianto que pretendo postar notícias, resenhas de filmes, anunciar futuros lançamentos, e muito mais. Sejam bem vindos!